Skip to main content

Ortodontia: tipos de aparelhos ortodônticos

publicado em 20 Mai. 2019

A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento das alterações do posicionamento dos dentes.

 

Está também relacionada com o crescimento e o desenvolvimento dos maxilares. Os seus benefícios vão além de uma mera correção estética, proporcionando melhorias significativas tanto na autoestima, como na própria qualidade de vida dos doentes.

 

O cuidado com a saúde bucal é de extrema importância, e por isso é sempre recomendado o acompanhamento por parte de um ortodontista, a fim de prevenir, detetar e travar o progresso de eventuais doenças ou má formação óssea. A correção do desalinhamento dos dentes e arcadas pode ser feita com recurso a uma série de tratamentos ortodônticos, cujo método irá variar consoante o caso clínico. Esse cuidado irá garantir melhorias não só na saúde bucal, mas também no bem-estar geral do doente, uma vez que os sintomas afetam toda a sua rotina. Com um reposicionamento dentário, a mastigação torna- se mais eficiente, facilitando a digestão, além de potenciar a higiene bucal, diminuindo a incidência de cáries e doenças na gengiva.

 

Aparelhos Ortodônticos Fixos
Os aparelhos dentários fixos são o modelo mais comum. Recorrendo a bandas metálicas, brackets colados aos dentes, arcos e elásticos, estes mecanismos aplicam forças sobre os dentes que permitem alterar progressiva e continuamente a sua posição corrigindo e realinhando-os. Podem ser de metal, ou de aparência menos evasiva, com materiais transparentes, porcelana ou safira.

 

Aparelho Fixo Estético
Os aparelhos fixos estéticos são semelhantes aos anteriores, cumprindo a mesma função, mas são realizados com recurso exclusivo a materiais transparentes, como a porcelana, a safira ou o policarbonato. Deste modo, ainda que obriguem os mesmos cuidados de higiene que a versão tradicional, estes têm a vantagem de garantir um resultado esteticamente superior ao oferecido pelo metal.

 

Aparelho Autoligável
Trata-se de um aparelho fixo que dispensa a utilização de elásticos, prendendo os arcos metálicos diretamente nos brackets. Esta alternativa poderá reduzir a duração do tratamento e a frequência das consultas de manutenção.

 

Aparelho Ortodôntico Lingual
Habitualmente utilizado em casos mais simples e rápidos, o aparelho lingual é um aparelho fixo colado por trás dos dentes, em contacto com a língua. Apresenta-se como solução para doentes que optem por um tratamento quase impercetível. Assim, os brackets são colocados na superfície interior dos dentes, desempenhando a mesma função que o aparelho tradicional.

 

Aparelhos Ortodônticos Removíveis
São utilizados na ortopedia dos maxilares e também na correção de problemas ortodônticos mais simples, podendo ser retirados pelo doente em qualquer altura. Habitualmente, são utilizados em jovens, aproveitando o potencial de crescimento nesta idade, sobretudo para garantir que a dentição de leite é corretamente substituída pela permanente, com os espaços necessários e desenvolvimento adequado dos ossos e dos dentes.

 

Expansores
Este modelo é aplicado no palato, com o intuito de alargar o arco do maxilar superior. Apesar de ser um tipo de aparelho frequentemente desconhecido, o expansor palatino é extremamente importante para corrigir mordidas cruzadas, um problema que deve ser tratado o quanto antes.

 

Aparelho Invisível (alinhadores)
Composto por um conjunto de alinhadores transparentes e amovíveis que se encaixam nos dentes, este aparelho dispensa outros componentes. Produzido à medida de cada doente, o tratamento desencadeia o movimento dos dentes, trocando periodicamente de alinhador, até atingir o resultado final. Agora que já conhece a tipologia de aparelhos ortodônticos, não deixe de consultar um especialista para saber qual o tipo de aparelho ideal para si. O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa médica multidisciplinar, dedicada e disponível para um melhor acompanhamento e tratamento de acordo com a sua patologia.