Nefrologia

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afetam os rins mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos.

A utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais.

Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas corretamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crónica. Na maioria dessas situações, a perda de função renal pode ser evitada se os doentes forem observados precocemente e seguidos numa consulta de Nefrologia. A realidade é que muitos doentes são enviados tardiamente para um médico nefrologista, habitualmente quando já têm insuficiência renal moderada ou grave e, nessas condições, a insuficiência renal já tem um carácter irreversível.

Muitas vezes, o melhor que o nefrologista pode fazer é impedir ou retardar o agravamento da doença renal, que já tem vários anos de evolução.

Filipa Silva, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Inês Coelho, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

229 980 900 (Chamada para a rede fixa nacional)

23 abril 2022

Tratamentos Inovadores na Depressão Resistente

17 abril 2022

Jejum intermitente. Será assim tão bom ou tão mau?

08 abril 2022

Alimentar o doente com demência avançada: um desafio para...