Cataratas

Marcação

Marcar Consulta Exame V2

A catarata ocular carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (a lente natural do olho). Trata-se, portanto, da opacificação do cristalino do olho que reduz a capacidade visual. Pode afetar um ou ambos os olhos e normalmente desenvolve-se lentamente.

O oftalmologista  examina o olho com um oftalmoscópio (instrumento de uso manual com luz e lentes de aumento que consegue iluminar a parte interna do olho) e diagnostica a catarata.

Os principais sintomas das cataratas são: visão turva ou nublada; diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, visão dupla num olho, aumento da sensibilidade à luz, alteração frequente dos erros refrativos e diminuição da visão noturna. Embora raramente seja dolorosa, pode, por vezes, inchar e aumentar a pressão no olho, o que pode ser doloroso.

O tratamento da catarata passa pela cirurgia. A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada por esta doença. A cirurgia de catarata é um procedimento comum que envolve a remoção da lente turva do olho, podendo ser substituída por uma lente artificial (implante de lente intraocular). Quando não se insere a lente artificial, o uso de óculos ou lentes de contato podem ajudar a melhorar a visão.

 

Artigos relacionados:

Vídeos relacionados:

 

Marcar Consulta Exame V2

Mais sobre Oftalmologia aqui.

Carla Teixeira, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Carlos Geraldes, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Filipe Esteves, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Joana Neves Martins, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação
Pedro Alves Faria, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Pedro Salsas Rodrigues, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Ricardo Dias, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Rita Falcão Reis, Dr.ª Ver CV Diferenciação Marcação

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

09 julho 2020

ATENDIMENTO URGENTE DAS 8H ÀS 20H

09 julho 2020

Acordo SNS P1: Análises Clínicas e Gastrenterologia

09 julho 2020

A abordagem terapêutica na asma