Obstrução nasal

Marcação

Marcar Consulta Exame V2

A obstrução nasal é um sintoma que pode estar associado a diferentes causas. É muito frequente em alturas do ano em que o clima é mais frio, sendo consequente, na maiorias das vezes, a infeções víricas, dores de cabeça, perda de olfato e do apetite, e, por vezes, febre.

Para aliviar o incómodo causado pela dificuldade em respirar é necessário descongestionar o nariz ou tornar as secreções mais fluídas para que seja mais fácil a sua expulsão. Para tal, existem alguns cuidados que podem ser adotados em casa e, em algumas situações, poderá justificar-se a toma de medicamentos, mas sempre com o aconselhamento do médico que o acompanha.

O desvio do septo nasal ocorre quando o septo não está devidamente centrado no nariz. O sintoma principal é a obstrução e congestão nasal, em consequência do desalinhamento existente que provoca uma diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar. Ou seja, a normal entrada de ar pelo nariz é dificultada pelo facto de o septo nasal estar descentrado.

A única forma de tratar definitivamente o desvio do septo nasal é através de cirurgia de correção do septo, a septoplastia.

Podem ser utilizadas outras formas de tratamento médico que permitem aliviar a sintomatologia, no entanto não possibilitam corrigir a deformidade existente.

Artigos relacionados:

Obstrução nasal e desvio do septo

Obstrução Nasal - Porque preciso de uma Rinosseptoplastia?

Marcar Consulta Exame V2

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

09 julho 2020

ATENDIMENTO URGENTE DAS 8H ÀS 20H

09 julho 2020

Acordo SNS P1: Análises Clínicas e Gastrenterologia

09 julho 2020

A abordagem terapêutica na asma