Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

10 janeiro 2018

Artrose da anca

É uma doença progressiva provocada por um processo de deterioração da cartilagem que reveste a articulação coxofemoral – anca.

A sintomatologia consiste, habitualmente, por dor ao nível da virilha e nádega que irradia pela face anterior da coxa até ao joelho, limitação da mobilidade articular dificultando tarefas banais do dia-a-dia como calçar sapatos, entrar e sair do carro, entre outros. A dor na anca tem, geralmente, características mecânicas, ou seja, quanto mais exercitar esta articulação maiores são as queixas resultantes.

O ritmo da progressão da doença e sintomatologia é variável de pessoa para pessoa.

As causas podem se definir como primárias ou secundárias:
Primárias – associado ao processo de envelhecimento.
Secundárias – associadas a traumatismos, doenças reumatismais, obesidade, necrose avascular da cabeça do fémur e sequelas de doenças da infância (displasia da anca, doença de Perthes…)

Numa primeira fase a abordagem terapêutica é conservadora, com uso de anti-inflamatórios e analgésicos e diminuição da atividade física. Com a progressão da doença há um desgaste significativo da cartilagem e agravamento da inflamação articular e peri-articular, associada a aumento das queixas e limitação funcional. O tratamento conservador já não será eficaz. A resolução deste problema consiste na colocação de uma prótese total da anca.

Há vários tipos de implantes consoante a idade e as necessidades funcionais dos doentes, desde a prótese total convencional (cimentada/não cimentada), aos implantes mais pequenos (hastes curtas) e a prótese de revestimento (“resurfacing”) para os mais jovens e ativos.

Neste momento, no mercado, existem várias interfaces articulares com uma taxa de desgaste mínima: metal, polietileno altamente reticulado e cerâmicas.

A abordagem cirúrgica utilizada no Trofa Saúde Hospital, “abordagem ântero-lateral modificada”, permite todo o tipo de movimentos após a cirurgia, não havendo risco de luxação oferecendo ao doente uma qualidade de vida semelhante às outras pessoas.

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia da anca. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

Quer saber mais sobre esta patologia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

Redigido por Dr. Sérgio Araújo (OM39118), Ortopedista especializado em Anca no Trofa Saúde Hospital em Matosinhos, Maia e Gaia.

Artrose da anca

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.

Voltar

09 julho 2020

ATENDIMENTO URGENTE DAS 8H ÀS 20H

09 julho 2020

Acordo SNS P1: Análises Clínicas e Gastrenterologia

09 julho 2020

A abordagem terapêutica na asma