Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

31 janeiro 2018

Dor no joelho: avanços tecnológicos no tratamento por Artroplastia

O ser humano depende dos joelhos para se movimentar com facilidade.

A dor no joelho, conhecida como gonalgia, leva frequentemente os doentes a uma consulta de ortopedia e, normalmente está associada a uma determinada patologia. Simultaneamente à gonalgia a pessoa pode apresentar outros sinais e sintomas como: rubor e calor no joelho, edema (inchaço do joelho), rigidez, instabilidade ou insegurança, podendo ainda ter a sensação de crepitação ou ser incapaz de conseguir a extensão completa do joelho.

A localização e intensidade da dor no joelho pode variar, dependendo da causa. As causas para as dores nos joelhos são inúmeras, e uma das frequentes é a osteoartrose, que, quando não tratada, pode levar ao aumento progressivo da dor no joelho, do dano articular e da incapacidade.

De acordo com os sintomas, o seu médico assistente pode sugerir a realização de Radiografia, Ecografia, Tomografia computorizada axial (TAC) ou ainda a Ressonância Magnética. Estes exames permitem confirmar e caracterizar a lesão do joelho.

Inicia-se depois o processo terapêutico, que é sempre orientado para a lesão diagnosticada. O tratamento pode incluir, entre outros, a realização de analgésicos, anti-inflamatórios, reforço muscular, injeções de corticoide, ácido hialurónico, colagénio ou, em casos muito particulares, Plasma Rico em Plaquetas.

Caso o tratamento conservador não surta resultados e caso o seu especialista do Joelho considere que há indicação, pode ser considerada a realização de Artroplastia Total do Joelho para tratar o problema do joelho. A Artroplastia Total do Joelho é um procedimento complexo e devem ser discutidas as vantagens e desvantagens desta intervenção juntamente com o seu cirurgião Ortopédico.

A Artroplastia do joelho está habitualmente associada a um desconforto no joelho. No entanto, avanços científicos e tecnológicos têm permitido melhorar os resultados do procedimento fruto da evolução tecnológica, novos designs, guias de corte desenhados em laboratório, biomateriais ou mesmo sistemas de navegação computorizada ao longo do procedimento cirúrgico, que permitem uma aproximação à anatomia e biomecânica de cada doente, o que poderá levar a uma maior satisfação com a intervenção.

Aconselhe-se com o seu Médico do Joelho relativamente aos novos avanços tecnológicos da Artroplastia do Joelho e melhore a sua qualidade de vida. No Trofa Saúde Hospital dispomos de uma equipa de Ortopedistas especializados na patologia do joelho, com acesso aos mais recentes avanços tecnológicos, disponível todos os dias da semana.

Quer saber mais sobre esta patologia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

Redigido por Dr. Carlos Arce (OM37163), Ortopedista especializado em Joelho no Trofa Saúde Hospital em Gaia, Matosinhos e Maia.

 Dor no joelho: avanços tecnológicos no tratamento por Artroplastia

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.

Voltar

10 fevereiro 2021

Reabilitação após COVID-19

01 fevereiro 2021

Cancro da mama e opções do tratamento cirúrgico

28 janeiro 2021

Continuamos a cuidar de si!