Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

18 fevereiro 2018

Luxação da rótula

Por vezes deparamo-nos na prática clínica com crianças que reportam ter tido um ou vários episódios de luxação da rótula.

O episódio inaugural pode decorrer na sequência de uma queda, traumatismo direto ou rotações do joelho. Este episódio é normalmente acompanhado de derrame (inchaço) e dor.

A maior facilidade com que a rótula luxa pode refletir a existência de alterações estruturais no joelho da criança.

A luxação pode passar despercebida, no entanto existem sintomas que nos podem alertar para a patologia: dor anterior do joelho (que se acentua a subir e descer escadas ou com o joelho flectido por tempos prolongados) e instabilidade (falta de confiança e falha do joelho particularmente na prática desportiva).

Como Métodos Complementares de Diagnóstico e Tratamento é frequente a realização de Rx, TAC e/ou Ressonância Magnética Nuclear do joelho. O diagnóstico é então confirmado pelo seu cirurgião ortopédico atendendo aos achados na história clínica e às anomalias encontradas nos Métodos Complementares de Diagnóstico e Tratamento.

O tratamento é inicialmente conservador, podendo ser aconselhada a imobilização temporária, a realização de carga parcial, a crioterapia, analgesia e mesmo utilização de anti-inflamatórios.
O tratamento conservador inclui o encaminhamento para consulta de medicina física e reabilitação.

O tratamento cirúrgico pode ser uma opção para as crianças que mantêm episódios de luxação (recidivantes) ou que mantenham queixas de instabilidade apesar do tratamento fisiátrico e da utilização de ortóteses.

Existem múltiplos procedimentos cirúrgicos descritos no tratamento desta patologia, sendo que actualmente uma das técnicas mais populares consiste na realização da Reconstrução do Ligamento PateloFemoral Medial. Esta técnica tem demonstrado melhoria clínica transversal em diversos estudos científicos.

Para diagnóstico ou discussão sobre vantagens e desvantagens do procedimento cirúrgico aconselhe-se junto do seu Cirurgião Ortopédico.

No Trofa Saúde Hospital dispomos de uma equipa de Ortopedistas dedicados à patologia do Joelho, com experiência internacional e disponíveis todos os dias da semana.


Redigido por Dr. Nuno Camelo (OM49696), Ortopedista especializado em joelho no Trofa Saúde Hospital em Matosinhos e na Maia.

Voltar

04 outubro 2019

Neuroma de Morton – ser ou não ser

19 setembro 2019

Os meniscos

12 setembro 2019

Dor noturna no ombro