Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

27 dezembro 2020

Novo tratamento para a Hipertrofia Benigna da Próstata

 

A hipertrofia benigna da próstata (HBP) é uma condição benigna que traduz o aumento do volume prostático e acarreta significativa perturbação da qualidade de vida. Afeta cerca de 50% dos homens, entre os 50 e os 60 anos, e atinge 90% dos indivíduos com idade superior a 90 anos.

O referido aumento do volume está associado ao desenvolvimento de sintomas urinários, designados por sintomas de esvaziamento (jato fraco, fluxo intermitente, esforço abdominal, esvaziamento incompleto) e de armazenamento (aumento da frequência, noctúria, urgência miccional).

Existem diversas opções para o tratamento desta patologia, que diferem entre si em termos de agressividade, eficácia e custo. Os tratamentos cirúrgicos minimamente invasivos (MIST) representam uma estratégia alternativa que podem ser utilizados antes ou após o tratamento farmacológico.

O Rezum é uma das mais recentes alternativas terapêuticas dentro dos MIST. É uma terapêutica baseada na energia térmica do vapor de água criado através de um mecanismo de radiofrequência. Esta energia é distribuída de forma convectiva, mecanismo responsável pela sua eficácia, mas também pela limitação dos efeitos laterais, na medida em que não existe efeito térmico para além da zona definida para o tratamento. Este tratamento é realizado por via trans-uretral, sem qualquer incisão.

É um tratamento rápido, com duração de aproximadamente 10 minutos, seguro e efetuado em regime ambulatório, sob sedação, sem necessidade de internamento hospitalar. Está indicado para doentes com volumes prostáticos compreendidos entre os 30 e os 100 gr. Esta técnica apresenta uma eficácia demonstrada, sendo considerada, atualmente, como alternativa no tratamento da hipertrofia benigna da próstata pela Associação Americana de Urologia (AUA). Os resultados mais recentes demonstram uma melhoria sustentada ao longo dos 5 anos, quer dos sintomas urinários, quer no aumento dos parâmetros de qualidade de vida. Apenas 4% dos doentes necessitaram de repetir o tratamento ou ser submetidos a outra técnica cirúrgica. Adicionalmente, o Rezum apresenta uma taxa de complicações muito baixa, sem evidência de atingimento da função eréctil, e uma baixa taxa de disfunção ejaculatória, nomeadamente da ejaculação retrógrada, que configura uma vantagem adicional quando comparada com outras alternativas cirúrgicas.

A terapêutica térmica com vapor de água – Rezum - é um procedimento rápido, seguro, de eficácia sustentada e baixa taxa de complicações que se configura como alternativa no tratamento da hipertrofia benigna da próstata.

Dr. Pedro Nogueira da Silva (OM41057), Urologista no Trofa Saúde Boa Nova (em Matosinhos), Gaia, Maia e Hospital Central (em Vila do Conde)

Voltar

10 fevereiro 2021

Reabilitação após COVID-19

01 fevereiro 2021

Cancro da mama e opções do tratamento cirúrgico

28 janeiro 2021

Continuamos a cuidar de si!