Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

06 abril 2018

Sinusite no Adulto

O que é a sinusite?
A sinusite é uma doença que resulta da inflamação dos seios perinasais que pode ter causa infeciosa (vírica ou bacteriana) ou alérgica.
Os seios perinasais são cavidades ósseas arejadas na face que são revestidas por uma mucosa que produz muco em pequenas quantidades. Quando essa mucosa fica infetada, por exemplo numa constipação, há um aumento da produção de muco que pode causar sintomas.

Quais são os sintomas da sinusite?
Os mais comuns incluem congestão/obstrução nasal, escorrência amarelada ou esverdeada e dor ou pressão na face. No entanto, outros sintomas podem estar presentes como febre e tosse, perda do olfato, pressão nos ouvidos, dor de cabeça, mau hálito e até cansaço.

Qual é o tratamento da sinusite?
Na maioria dos casos, a antibioterapia não é necessária uma vez que as infeções víricas são a causa mais frequente. As medicações anti-inflamatórias locais ou orais podem ajudar a aliviar os sintomas, ainda que nem sempre sejam suficientes.
Em caso de persistência (duração superior a 10 dias) ou agravamento progressivo dos sintomas, a observação médica é importante e poderá ser necessária a utilização de antibióticos ou outras terapêuticas.
Os sintomas de alarme que devem motivar o recurso mais precoce aos cuidados de saúde incluem febre alta (> 39ºC), dor súbita e muito forte na face, alterações da visão, inchaço ou vermelhidão à volta dos olhos.
Na consulta de Otorrinolaringologia é possível detetar estes problemas e orientá-los convenientemente.

E se os sintomas não melhorarem?
No caso dos sintomas não melhorarem, o seu médico Otorrinolaringologista poderá necessitar de alguns exames para avaliação da inflamação no interior das cavidades nasais, nomeadamente, tomografia computorizada (TAC) dos seios perinasais e Rinoscopia endoscópica. Este último consiste na introdução de uma fibra óptica no nariz permitindo uma avaliação, no momento, da cavidade nasal.

Em alguns casos os episódios de sinusite podem ser recorrentes ou persistir por mais de 3 meses, correspondendo a uma situação de “sinusite crónica”.
A sinusite crónica pode ter diferentes causas, como por exemplo, as alergias ou o crescimento de pólipos no nariz e seios perinasais.

Pode haver necessidade de tratamento cirúrgico para a sinusite?
Embora inicialmente o controlo dos sintomas da sinusite crónica possa ser realizado com medicação, em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para abertura das vias de drenagem dos seios perinasais e remoção de muco ou pólipos.

A cirurgia poderá estar indicada quando não há melhoria dos sintomas nasais com o tratamento médico realizado e persistência de doença dos seios perinasais na TAC. Pode ainda estar indicada quando os pólipos nasais estão presentes e persistem após o tratamento com corticóides ou ainda quando há um desvio do septo nasal que impede a saída do muco dos seios perinasais.

A equipa de Otorrinolaringologia do Trofa Saúde Hospital é constituída por um corpo clínico altamente experiente nas mais diversas patologias. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

Redigido por Dr. João Larangeiro (OM47632), Otorrinolaringologista no Trofa Saúde Hospital em Alfena, Matosinhos e Maia

 

Voltar

07 setembro 2020

Implantes dentários: devolução da estética, função mastig...

02 setembro 2020

Apneia Obstrutiva do Sono: uma doença grave mas tratável

24 agosto 2020

Como tratar o Refluxo Gastroesofágico